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Sou da Comunidade Rio de Deus, da Paróquia N. S. de Fátima RTS em Todos os Santos. Quero me dedicar a Música em especial e falar com outras pessoas que gostam também. Mas antes de falar de Música, é necessário que se fala de Deus e Ele é o Principal desse Blog. "Ai de mim, se não evangelizar"! Até!

3 de julho de 2010

Negro Spiritual


"
Negro Spiritual", ou somente "Spiritual", em Português, "Espiritual Negro" ou só "Espiritual", é um género musical cuja aparição se deu nos Estados Unidos da América. Foi inicialmente interpretada por escravos. Faziam uso de movimentos rítmicos do corpo e batiam palmas como acompanhamento da música.



A música é chamada de spiritual por ser quase uma canção de inspiração do escravo negro. Embora as vezes o spiritual seja alegre e num andamento mais allegro com o chamado Shout (em português, "grito"), para a dança entre eles, grande parte dos spirituals tem um tom manso, num andamento "largo" e meditativo e, os negros, acorrentados, poderiam cantar sentados e a capella. Mas, a idéia do espiritual vem de uma raiz bíblica, das canções espirituais que podemos encontrar na leitura desta, com a menção de "Canções espirituais".

"falando entre vós com salmos,
entoando e louvando de coração ao Senhor
com hinos e cânticos espirituais…"


O Spiritual dos Afro-americanos começou a surgir durante os anos da escravidão, que podem ir até bem antes da Revolução americana, de 1776, mas foi só por volta de 1860 que a música começou a ser publicada. Neste ano vários estados já haviam emancipado a escravidão.


Um estilo melódico, com texto em Inglês, seria uma canção num tom otimista, cantada com júbilo, ou com tom de meditação, como uma canção para reflexão espiritual ou de lamento pessoal; sempre com letra evangélica ou de meditação, podendo ser cantada solo, sem acompanhamento, uma vez que os negros não tinham quase algum instrumento musical, ou com um acompanhamento de gaita. Quando num culto na igreja, pode ter um canto responsivo, com um coro, cantando as repostas do solo durante o refrão, ou até ecoando o próprio canto solo, como responsório, durante a música toda. Em muitas interpretações o cantor entoa os versos meigamente, e quando inicia o refrão entoa uma postura e dicção mais arrastada e agressiva, com mais altura no timbre e num ataque com mais velocidade. A melodia é bem diatônica e não tende a modular, ou apenas modula a um tom acima, para colorir um verso final com mais ânimo, por exemplo, mas modulações não aparecem, em geral, nas partituras originais – são apenas detalhes de arranjos mais modernos. Deste estilo surgiu a música gospel. O estilo foi se estabelecendo comercialmente no Século XX e compositores brancos começaram a escrever espirituais também. Os cenários do período da conquista do Oeste em qual os escravos viveram, serviu de inspiração para diversos musicais da Broadway, tais como "Oklahoma" de (Rodgers and Hammerstein), (1943); "Showboat" de (Jerome Kern e Hammerstein) (1927); em quais os enredos se davam nos estados da nova fronteira ao Oeste, Kansas, Oklahoma e ao longo do Sul dos EUA, no Rio Mississippi. A própria música temática do musical Oklahoma desenvolve o estilo responsório, trocando de vozes a cada frase e possue o estilo Country do velho Oeste Norte-americano. Em "Showboat" ambos negros e brancos participam da peça, um musical integrado racialmente, inclusive com um coro de negros e outro coro de brancos. A canção Negro espiitual, Ol' Man River, foi escrita por Jerome Kern para este musical, Showboat. eles comiam chouriço e batatas cozidas apenas uma vez por dia. Sem comerem mais nada tiveram vontade de cantar canções revoltosas e daí nas ceu o ragtime.

O texto, freqüentemente, é simples e tem uma frase principal para cada verso, que se repete, às vezes até quatro vezes (as quatro frases melódicas do primeiro verso); e, no refrão, finalmente responde o que os versos repetem. Às vezes o texto inicial é uma pergunta, noutras só uma mensagem. Existe até a sugestão de que os negros, enquanto eram escravos, por não poderem conversar quando trabalhando na construção da ferrovia, por exemplo, ficavam ansiosos para se comunicar; eles, então, cantavam uns para os outros com suas perguntas, e as vezes, o outro que estava trabalhando próximo respondia, cantando o refrão. Os temas eram do gênero: "Jesus é meu amigo", ou "Vou trabalhar na ferrovia, com Jesus ao meu lado". A idéia temática vinha com a inspiração do Velho Testamento bíblico, com os filhos de Israel, a história de Moisés, e a premissa que o Deus do Velho Testamento destruiu os inimigos. Existe até um espiritual específico, Wade in the Water que a letra possui instruções de como fazer para fugir… "em direção a água"(para que os cães não possam rasteá-los,obviamente).

Entre alguns famosos Espirituais podemos citar:

* "Go Down, Moses"
* "Were You There"

* "Swing Low, Sweet Chariot"

Assista uma música.


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Colossenses 3, 16

A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.